Camaradas combatentes, comandantes, trabalhadores políticos e dos serviços de intendência de todo o exército:
Hoje, junto com todo o povo, as forças armadas da República Popular da China celebram a fundação do Governo Popular Central da República Popular da China.
As forças armadas de nossa República Popular conquistaram grandiosas vitórias na guerra revolucionária contra o governo reacionário de Chiang Kai-shek, apoiado pelo imperialismo estadunidense. A grande maioria das forças inimigas foi liquidada e a maior parte do território nacional, libertado. Este é o resultado do esforço conjunto e da luta heroica de todos os nossos combatentes, comandantes, trabalhadores políticos e dos serviços de intendência. Expresso-lhes, por tudo isso, minhas calorosas saudações e meus agradecimentos.
Entretanto, nossa tarefa de combate ainda não foi plenamente cumprida, pois as forças remanescentes do inimigo, em conluio com agressores estrangeiros, continuam a desenvolver atividades contrarrevolucionárias contra a República Popular da China. Devemos seguir nos esforçando para consumar o objetivo supremo da Guerra Popular de Libertação.
Por meio desta, ordeno a todos os comandantes, combatentes, trabalhadores políticos e dos serviços de intendência do Exército Popular de Libertação da China que, aplicando resolutamente todas as ordens emitidas pelo Governo Popular Central e pelo Presidente Mao Zedong, o grande líder do povo, aniquilem rapidamente as tropas remanescentes do exército reacionário do Kuomintang, libertem todos os territórios ainda não libertados e, ao mesmo tempo, eliminem todos os criminosos e demais facínoras contrarrevolucionários, reprimindo toda resistência e quaisquer atos de sabotagem.
Glória eterna aos heróis do povo que tombaram na Guerra Popular de Libertação!
Viva a grande unidade do povo chinês!
Viva a República Popular da China!
Viva o Governo Popular Central!
Viva o Presidente Mao Zedong!
Zhu De
Comandante em chefe do Exército
Popular de Libertação da China