MIA > Temática > Imprensa Proletária > Novidades
Em 7 de novembro de 1998, comemorou-se em todo o mundo os 80 anos da primeira revolução socialista vitoriosa, realizada em outubro de 1917 na Rússia e dirigida pelo Partido Comunista (bolchevique) da U.R.S.S., tendo à frente, como principal chefe, Vladimir Ilitch Ulianov, Lenin.
Nenhum outro acontecimento marcou tão profundamente o Século XX. Nenhuma outra revolução, em toda a história, trouxe tão grandes ensinamentos para a humanidade.
Pela primeira vez, depois de milénios, os escravos, os camponeses, a juventude, homens e mulheres oprimidos, destruíram o Estado de exploração dos capitalistas e latifundiários e ergueram em seu lugar o Estado socialista da classe operária e dos camponeses pobres. Em menos de oito dias de existência o poder soviético decretou o confisco de terras, realizou a reforma agrária; expropriou os meios de produção da burguesia, as fábricas, os bancos e todo o comércio exterior foram estatizados. O Legislativo, Judiciário e o Executivo foram centralizados nas honradas mãos dos sovietes. O fim da exploração do homem pelo homem deixou de ser uma esperança vaga e impotente para converter-se num programa político claro e preciso, numa luta efetiva de milhões de oprimidos dirigida pelo proletariado. Um novo tipo de democracia surgiu, a democracia proletária ou a ditadura do proletariado, ou seja, o máximo de democracia para os operários e os camponeses e total ruptura com a democracia burguesa.
Conhecer a história da revolução Socialista de Outubro e a construção do socialismo na U.R.S.S. se reveste de enorme importância para todos aqueles que lutam pelo socialismo e o comunismo no mundo. Pois, como sabemos a história não segue em linha reta, mas num avançar permanente apesar dos recuos passageiros. Basta ver, que mal os capitalistas começaram a festejar a volta do capitalismo em alguns países e já estão às voltas com a maior crise económica da história e com a retomada das lutas do movimento operário e popular em todo o mundo.
A publicação pelas Edições do Centro Cultural Manoel Lisboa do livro História do Partido Comunista (bolchevique) da U.R.S.S. é, portanto, uma grande oportunidade para conhecer o caminho seguido pela classe operária e os camponeses, pelos oprimidos e explorados da Rússia para realizar a revolução: tomar o destino em suas mãos, derrubar o reino da anarquia, da violência, da fome e da exploração capitalista e construir uma sociedade socialista.
Temos a certeza, que com essa publicação, estamos contribuindo para se conhecer uma das mais belas páginas da história da humanidade, bem como, para impulsionar a luta pelo triunfo da revolução brasileira, pois, como afirmou Lenin:
"Nós começamos a obra. Pouco importa saber quando, em que prazo e os proletários de que nação terminarão essa obra. O essencial é que rompeu o gelo, que se abriu o caminho, que se indicou a direção a seguir".
Recife, 6 de março de 1999
Centro Cultural Manoel Lisboa
Este texto foi uma contribuição do |
Inclusão | 22/08/2010 |