Conceitos Fundamentais de O Capital
Manual de Economia Política

I. Lapidus e K. V. Ostrovitianov


Livro décimo: A economia no período de transição
Capítulo XXVIII - O problema da reprodução na economia soviética
145. Importância do plano na edificação socialista


capa

Por que caminhos deve seguir o desenvolvimento socialista da economia soviética?

O socialismo é, antes de tudo, uma economia organizada de acordo com um plano de conjunto.

Deste modo, a transformação socialista da economia soviética e, desde logo, de sua parte dirigente, a indústria de Estado, exige um plano de ampliação da produção longamente estudado sob todos os seus aspectos.

Lê-se, nas teses da secretaria do Conselho Superior da Economia da U. R. S. S.: “O problema da reconstituição do capital fixo da indústria deve ser abordado com um plano estudado à base da escala do Estado. A indústria, explorada hoje pelo Estado, aumentou, espontaneamente, antes da revolução, numa concorrência anárquica, lutando com obstáculos sociais, culturais e outros que já não existem. A existência de numerosas empresas não se justifica. Do ponto de vista da economia social, em vez de explorá-las — é mais vantajoso construir novas, mais racionais, que melhor correspondam ao estado atual da técnica, à economia e às condições territoriais do desenvolvimento da União. As empresas em atividade devem ser consideradas como partes de um todo econômico”.

Afastando estes defeitos da organização da indústria, herdados da anarquia capitalista, devemos prever a curva essencial do desenvolvimento das forças produtivas do país, levar em conta a existência de reservas de matérias primas, de fontes de energia, da força de trabalho, da possibilidade de dividir o trabalho entre as zonas (isto é, entre as regiões). É preciso ter em conta paralelamente as razões puramente econômicas, as razões políticas, nacionais e outras.

Também é necessário conciliar, no plano de edificação socialista, o desenvolvimento da indústria e o desenvolvimento dos outros ramos do setor socialista estatal (crédito, comércio, finanças, etc.), porquanto toda desproporção entre estes ramos poderia fazer fracassar a aplicação do plano melhor concebido.

O Estado soviético não pode, evidentemente, limitar-se a exercer sua influência deliberada no único setor socialista estatal da economia. Este está ligado, como já o dissemos, por milhares de laços ao setor da pequena produção camponesa e ao setor capitalista. Não se pode conceber seu desenvolvimento se não levarmos em conta o processo que se realiza nos setores vizinhos. Digamos mais: o Estado soviético, edificando o socialismo, não se pode contentar com verificar o que se passa no setor da simples produção mercantil e no setor capitalista. Ele deve intervir aí nos processos espontâneos e tentar canalizá-los para o socialismo. Sua ação consciente envolve assim toda a economia soviética.

Resumindo: a edificação socialista é caracterizada pela aplicação de um plano de conjunto.


 

Inclusão 15/06/2023