Proclamação

Kim Il Sung

1 de junho de 1937


Fonte: Works, vol. 1, junho 1930 - dezembro 1945, Foreign Languages Publishing House, Pyongyang, Coreia, 1980, p. 130.

Tradução: João Victor Bastos Batalha.

HTML: G. P.

Direitos de reprodução: Licença Creative Commons BY-SA 4.0.


Os bandidos mais perversos, os imperialistas japoneses, ocuparam a Coreia. Através da dominação colonial do Governo-Geral por mais de 20 anos, pisotearam e massacraram o povo coreano. Nossos compatriotas são roubados pelos agressores de todas as suas propriedades conquistadas com suor e sangue e são forçados a levar uma vida miserável de escravidão colonial. Além disso, os imperialistas japoneses estão forçando o povo coreano a se tornar um “destacamento avançado” para uma segunda guerra, uma ferramenta de sua guerra agressiva contra a China.

O destino de nossa nação coreana está em jogo.

Somos o Exército Popular Revolucionário da Coreia, que está travando uma luta para abrir o caminho para o povo, proporcionar-lhe uma vida digna, derrotar o imperialismo japonês e libertar o país. É universalmente reconhecido que desferimos golpes contra os saqueadores imperialistas japoneses em nossa luta de vida ou morte nos últimos seis ou sete anos na vasta planície da Manchúria.

Confiando na firme unidade entre os patriotas da Coreia e nossos ardentes combatentes, esse exército cruzou os rios Tuman e Amnok e partiu em uma expedição para as províncias de Hamgyong do Norte e do Sul com o objetivo de combater o Governo-Geral da Coreia, o vampiro que se alimenta do sangue do povo coreano.

Compatriotas e irmãos que sofrem há tanto! Deem um passo à frente imediatamente! Reúnam-se em torno da frente unida nacional antijaponesa e atendam à guerra de guerrilha desse exército travando lutas de diversas maneiras!

Lutem para esmagar rapidamente o domínio imperialista japonês e construir um governo genuíno do povo coreano!