Emelyan Yaroslavsky

Foto do autor
1878-1943
Obras disponíveis

“O mundo está imerso em revoluções socialistas, anunciadas pelo “Manifesto do Partido Comunista” em 1848. As primeiras ondas dessa revolução varreram o domínio dos exploradores em um sexto do planeta, criando o primeiro Estado proletário. Hoje, novas ondas emergem do seio das sociedades capitalistas e dos povos oprimidos pelo imperialismo, ameaçando a ordem capitalista global. Nenhuma doutrina religiosa impedirá as massas de se unirem à revolução. As ideias marxista-leninistas conquistaram milhões de corações ao redor do mundo, transformando-se em uma força poderosa.”
(Karl Marx sobre a religião, 1941)

Foi um dos quadros históricos mais importantes do movimento bolchevique. Militante desde 1898, atuou nos primeiros círculos operários da Sibéria, colaborou com o jornal Iskra (A Centelha) e integrou comitês do POSDR em São Petersburgo e Moscou. Destacou-se na Revolução de 1905, sofreu prisões, trabalhos forçados e exílio. Em 1902 se posicionou ao lado de Lênin, dando início ao movimento bolchevique. Em 1917, foi dirigente da insurreição em Moscou, membro do Comitê Militar Revolucionário (CMR) e Comissário do Kremlin. Após a Revolução, ocupou cargos centrais no Partido, na Comissão de Controle e no Comitê Central a partir de 1921. Intelectual orgânico marxista-leninista, foi um fiel colaborador de Josef Stálin e principal teórico do ateísmo militante desde 1923, se tornando Presidênte Nacional da União dos Militantes Ateus (SVB) a partir de 1925. Com isso, tornou-se o Diretor de Redação do jornal e da revista Bezbozhnik (O Ateu). Em 1938 foi laureado com a “Ordem de Lênin” por sua contribuição à construção do socialismo na URSS, através da elaboração da obra “A História do Partido Comunista (Bolchevique) da URSS”, sendo ele um dos principais historiadores do Partido. No ano seguinte (1939), é um dos principais construtores da Academia de Ciências da URSS. Em 1942, um ano antes de sua morte, foi também laureado com o “Prêmio Stálin” por conta do seu livro “A História da Guerra Civil na URSS”.

Leia mais no: Dicionário Político

Obras disponíveis
1933 - jan O Leninismo contra a religião
1934 A Religião na URSS
1937 - jul Os resquícios religiosos e as tarefas da agitação e propaganda ateísta e antirreligiosa
1938 - out A História do Partido Comunista (Bolchevique) da URSS
1939 - set Os principais marcos históricos da vida e da atividade de Stálin
1941 Karl Marx sobre a religião
  A Construção Orgânica do Partido Bolchevique no Período de Ilegalidade

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 11/04/2011
Última atualização: 07/02/2026