MIA> Biblioteca> Amílcar Cabral > Novidades
Transcrição e HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.
IRMÃOS AFRICANOS DA GUINÉ E CABO VERDE
Homens, Mulheres e Jovens
Trabalhadores manuais e intelectuais
Operários, Camponeses, Estudantes e Soldados obrigados a servir no éxercito colonial
Proprietários, Comerciantes e Artesãos!
Depois de alguns anos de duro trabalho de organização clandestina e de esclarecimento da opinião mundial, a nossa luta conseguiu desmascarar e desesperar os colonialistas portuguesas. A luta de libertação dos nossos povos marcha imparàvelmente para a vitória, e tem o apoio incondicional de todas as forças progressivos do mundo.
Cada dia são maiores as forças e as possibilidades do que dispomos, tanto nas nossas terras como no exterior, para acabar de vez e para sempre com a odiosa dominação colonial portuguesa sobre os nossos povos. Podemos estar e estamos seguros desta verdade que nós próprios criamos. VAMOS ACABAR COM O COLONIALISMO PORTUGUÊS E VAMOS ACABAR COM ELE DEPRESSA.
Chegou a hora de juntarmos todas as nossas forças, de nos organizarmos o melhor possível e de reforçamos a nossa unidade para a luta decisiva contra o inimigo dos nossos povos, para a liquidação urgente e total do colonialismo português.
GUINEENSES E CABOVERDIANOS DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS E DE TODOS OS CREDOS!
Mobilizemos todas as forças anti-colonialistas, organizemo-nos o melhor possível, unamo-nos fortemente no nosso Partido e na nossa Frente de Libertação - e preparemo-nos activa e cuidadosamente para acabar em breve com a odiosa dominação portuguesa nas nossas terras! CRIEMOS URGENTEMENTE ORGANIZAÇÕES DO NOSSO PARTIDO DA INDEPENDÊNCIA EM TODOS OS LOCAIS DE TRABALHO E DE RESIDÊNCIA!
IRMÃOS AFRICANOS DA GUINÉ E CABO VERDE !
A nossa vitória é certa! Todos unidos, conscientes do nosso direito à liberdade, à dignidade e à independência, saberemos cumprir o nosso sagrado dever de africanos e de combatentes pela libertação total e urgente dos nossos povos!
AVANTE, POIS, NA LUTA DE LIQUIDAÇÃO URGENTE DO COLONIALISMO PORTUGUÊS!
MOBILIZAÇÃO TOTAL E ORGANIZAÇÃO GERAL DAS FORÇAS POPULARES E ANTI-COLONIALISTAS! INDEPENDÊNCIA PARA OS POVOS DA GUINÉ E CABO VERDE!
VIVA A NOSSA LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL!
VIVA O PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA!
ABAIXO O COLONIALISMO PORTUGUÊS!
Pelo Bureau Político do P.A.I.
O Secretário Geral,
Amílcar Cabral
África, 14 Julho 1960.